segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Mitos e factos


Isto de ter 3 rapazes em idade de pilha recarregável, um recomeço de aulas, o meu Clyde que voltou a estar a semana toda fora, um telrmovel de muito pouca memória, precisar de aplicações, precisar de um computador com urgência e milhentas coisas já para registar, não me estão a dar hipóteses de por aqui hoje as receitas como queria! Mas não vamos começar o ano a incendiar neuronios, afinal estamos numa onda de recomeço tendo em vista um crescimento e desenvolvimento sustentáveis e amigos da sanidade mental...! 
Aproveito então para deixar aqui as minhas reflexoes sobre alguns temas relacionados com o vegetarianismo, prática onde ainda sou/estou muito "verdinha". Convém no entanto desde que iniciamos um novo caminho sermos tolerantes, curiosos, exploradores, ter bom senso e convicção. Por isso não estou aqui para evangelizar ninguém. Nos andamos em fase de transição, pouco a pouco, com experiências de tentativa-erro! Claro que isso exige tempo, paciência e... Amor! Como em tudo na vida ;) mas vamos então aos mitos! 
Primeiro o mito "Ah mas isso não e para qualquer carteira! Os produtos são carissimos!!!"  
Também eu tinha essa noção e esse pensamento e também por isso não ter tomado esta iniciativa mais cedo. Mas quando fui pesquisar receitas os ingredientes pareceram altamente possíveis de alcançar! Até porque tenho consciência que não me posso (ainda) permitir comprar, por exemplo, os legumes e as frutas todas bio! Mas compro dos outros e o que posso compro bio (aqui por exemplo as bananas bio são também muito em conta). 
Em termos do que veio substituir a carne, como o grão, as lentilhas e todo o tipo de feijão optei por não comprar de lata que são muito mais caros! Opto por comprar a seco, demolhar a moda antiga e depois cozer. Anota-se os tempos ou simplesmente deixa-se durante a noite a demolhar e no dia a seguir coze-se e cozinha-se. São super barato e eu pessoalmente gosto de me sentir o mais parte activa possível no que como e dou a comer aos meus filhos. 
As sementes e farinhas de base são muito em conta também se tivermos em conta que se usam, para fazer as refeições base, em relativamente pouca quantidade. E a variedade de sementes e farinhas e cores que existe é algo de maravilhoso e só da vontade de experimentar por em todos os pratos!
Claro que há produtos mais para o caro, ainda não comprei grandes condimentos mas o que tenho tem sido suficiente até agora para fazer bons petiscos! Ainda este fim de semana fui as compras e a verdade é que gastei bem menos do que costumava gastar até ao mês passado!
Talvez deva referir tambem dois "pormaiores": actualmente vivo em França onde tenho a honra de poder estar a usufruir de uma licença de maternidade de 3 anos o que me da algum tempo (ainda que o meu gordinho de 2 anos precise da maior parte desse tempo!), para poder estar a atravessar esta fase de transição com alguma calma. Estou também neste país onde o preço da carne é assim para o elevado... Mesmo o mais barato é caro para nos que somos uma família de 5, e o mais barato e simplesmente impossível de comer..... Se ja se sabe que a carne vem toda ela cheia de hormonas e sabe-se lá de onde e como e que foi processada até chegar ao nosso estômago, estas carnes são óbvias a olho nu que são de desconfiar......
Adiante (às vezes pergubto-me se alguém ainda continua a ler!), o mito que as crianças e todos nós prescisamos de comer carne e beber leite de vaca para sermos saudáveis e termos um bom equilíbrio proteico. Pelo que ja li, pelo que já me explicaram e já pesquisei não e de todo verdade. Muito menos as carnes e os leites que temos, em 99% casos, a disposição (se pudessem mandar analisar uma amostra do que estão a comer gostava de saber se acham que é disso que precisam....!)
Vou tentar reunir os links que me ajudaram a fazer luz na cabeça e a perceber tudo como se fosse uma criança de quatro anos. E eu sou daquelas pessoas que uma vez que faça lógica torna-se obrigatório por em prática! E isto é válido para qualquer área da vida e da nossa construção como pessoa. Por agora fica a sugestão de pesquisarem se assim ficarem curiosos (isto não Desmistifica peopriamente ainda o mito, eu sei!). 
O mito de "é muito difícil agora mudar hábitos assim de repente!"  Eu vejo isto como um diagnostico! Do género "olhe minha senhora se não deixar de fumar e os seus filhos também vão todos morrer daqui a 2 anos!" Quando se percebe realmente o mal que se provoca a nós e aos outros temos a obrigação de mudar, seja fácil ou difícil! É isso também depende da atitude com que encaramos a mudanca. Aqui sentamo-nos todos e conversamos e embora eles sejam pequenos, graças a Deus não são burros, como nenhuma criança o e! E basta explicar e chegar a acordo que vamos todos tentar. E acreditem que resulta muito melhor. Mas isto também pressupõe que vamos "falhar", vamos errar mas vamos aprender com isso. Pressupoe que eles vão aceitar umas coisas mais facilmente que outras e nos vamos respeitar e tentar de outras texturas ou outros sabores! Mas não voltar atrás, porque é possível. Acabo com um exemplo: hoje de manhã experimentamos, depois de conversarmos sobre isso ontem, leite de aveia e cacau feito por mim. Eles perceberam e concordaram mas ainda não gostaram! Tudo bem ainda tenho uns pacotes de leite de vaca na dispensa, amanhã farei metade/ metade a ver se aceitam melhor e darei tempo, farei de amêndoas ou junto mais tâmaras trituradas para adoçar um pouco mais. Não vamos desistir!
E agora vou é ali ver se consigo por de uma vez por todas as receitas e as fotografias senão isto aqui e como se costuma dizer "falam falam mas não os vejo a fazer nada!" ;)


1 comentário:

  1. Os leites vegetais são um mundo. No universo dos alimentos descobri tanta coisa! Podem não gostar com chocolate, mas podem gostar com canela!
    Um dia de cada vez!
    Estou à espera das receitas! :)

    ResponderEliminar