domingo, 4 de janeiro de 2015

Descobrir o caminho

Ca estamos!
Por vezes parece que chegamos a um cruzamento e temos de decidir por onde seguir. Acontece todos os dias nas pequenas coisas e acções do dia-a-dia e acontece também em grandes decisões que traçam um rumo mais a longo prazo. Este blog nasce hoje para registar o novo caminho que começamos há pouco mais de uma semana (embora já estivessemos conscientes desta decisão há mais tempo), e que tem sido bastante positivo e já de uma importancia imensa.
E o nome do blog é uma pequena homenagem que posso e quero fazer ao meu filho Necas que já há alguns anos que nos tentava mostrar que é o caminho certo, mais consciente, mais amigo do mundo em que vivemos e da natureza que nos proporciona seguir esta viagem.
Hoje com 7 anos, desde os 3 que quando me perguntava o que era o jantar e eu respondia frango ou vaca ou porco ele torcia o nariz e recusava comer "animais mortos que coitadinhos não fizeram nada de mal a ninguém e que podemos comer outras coisas". Mas eu e o pai ainda formatados a estes hábitos de sempre e que não questionavamos a realidade de que em que condições a carne nos chegava ao prato continuamos a seguir o mesmo caminho. E eu dizia "mas filho não os podemos comer vivos! E não ves que os leões e os tigres e os crocodilos também cacam para comer?", ao que ele (sabiamente) me respondia "mas isso é a natureza deles! Não e a nossa!!" E chorava...
Houve uma altura que aceitava o frango que "as galinhas picam e então pode-se comer" assim como os peixes que "há milhões deles no mar mãe" mas não foi por muito tempo.
Há dois episódios chave que gostava de deixar registados para mais tarde recordar:
O primeiro quando ele chegou um dia da escola lavado em lágrimas é bastante incomodado com o terem feito comer carne de vitela. "Nem acredito que comi carne de um bebê morto".... É nessa noite teve um pesadelo. Perante isto dei muitos abraços, dormi ainda mais agarrada a ele que de costume e pedi na escola para não lhe darem carne, o qual aceitaram e respeitaram.
O outro episódio foi no ano passado quando ele foi comigo ao supermercado comprar comida para o coelho que lhe oferecemos no natal. Por azar decidi aproveitar para comprar peitos de frango e ele viu no balcão do talho 3 coelhos esfolados! Olhou para mim com um olhar tão triste... As lágrimas as dezenas e começou a correr! Desapareceu e eu estava com um amigo que ficou sem reacção e foi comigo procurá-lo. Encontrei-o escondido no corredor da roupa, sentado e encolhido e lavado em lágrimas "mas porque e que tem de fazer isso aos animais???" Perguntas que nem eu sabia responder a não ser com um "porque sempre foi assim".
Mas a verdade e que não precisa de ser assim! E nos cá em casa tivemos todos uma conversa e decidimos de parte a parte ceder (ele sempre foi um esquisito para comer as opções que eu tentava fazer), e recomeçar viagem! E tem corrido bastante bem!!!
Vou então registar neste novo blog as receitas que vou fazendo nesta fase que é ainda de transição. Já pusemos definitivamente as carnes de lado mas ainda consumimos ovos, queijo, natas e leite de vaca. Este último será o próximo passo para uma mudança. Mas isso fica para outro post.
Escolhi este nome então para homenagear este meu filho que nos fez embarcar nesta barca que nos torna mais conscientes e amigos dos animais! E não foi por acaso que hoje me surgiu esta música na cabeça :)
Espero que gostem de aqui passar!!!

P.s. O Necas conhece e adora esta música...
http://youtu.be/fZmrtCPaSxA

3 comentários:

  1. Bem hajam, família linda.
    Não esquecer os suplementos de vitamina B12 e manter alguma proteína animal na alimentação é essencial (ovo, iogurtes , queijo... O leite é absolutamente dispensável )
    Sim, filhota, a proteína vegetal não substitui a animal. O ser humano necessita dessa proteína, infelizmente.
    Le muito sobre o assunto, cuidado com a falta de alguns suplementos vitaminicos/ minerais e tudo se passará às mil maravilhas
    Beijinho no coração 💗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maman!!! :)
      Sim, por enquanto continuaremos os ovos, os iogurtes e os queijos pelo menos até ler mais sobre o assunto é compreender os substitutos e as quantidades...!
      As leguminosas e quase todos os legumes de folha verde substituem tão ou melhor a proteína animal mas não acho que o organismo reagisse bem a uma mudança brusca. Assim passo a passo e seguindo o caminho com calma!
      Obrigada por estares aqui e me deixares um abraço destes <3

      Eliminar
  2. Olá :)
    Descobri hoje a página do Fb que acabou por me trazer aqui. Também tenho 3 rapazes, 13, 7 e 4 anos. :) Recentemente tenho re-despertado para esta mudança de vida e gostava mesmo de conseguir implementá-la cá em casa. Tenho pensado em começar por experimentar algumas receitas que facilmente sejam vencedoras, pois não posso dizer um dia "a partir de agora não comemos mais carne", principalmente a um adolescente de 13 anos...! O que pensei foi, ao mesmo tempo que ia introduzindo refeições vegetarianas (sem eles saberem disso, para não começarem com ideias pré-concebidas) ir sensibilizando-os para a questão dos animais. Essa parte acho que será fácil, o pior é mesmo a comida... Tem algumas receitas simples e fantásticas que possa partilhar comigo?? Vi algumas no fb, mas há ingredientes que eu não conheço, nem sei onde comprar...!!

    Vou segui-la de perto! :)

    (não me "julgue" pelo nome Random Cenas, coisas da criança mais velha... :) )

    ResponderEliminar